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VW mostra como fez o T-Cross ter 5 estrelas em segurança

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31052019
VW mostra como fez o T-Cross ter 5 estrelas em segurança

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Entramos no laboratório de segurança veicular da fábrica do ABC paulista e acompanhamos até um teste de impacto ao vivo

Vamos ser realistas. Poucos se preocupavam com o nível de segurança de seus veículos até alguns anos atrás. Ainda que com algum atraso, o mercado brasileiro começa a entender a importância de siglas como o ABS, ESP e a quantidade de estrelas obtidas em um crash test. Isso vem mudando aos poucos, inclusive dentro das fabricantes, mesmo que em muitos casos obrigadas pela legislação.

A Volkswagen se orgulha das cinco estrelas conquistadas no Latin NCAP pelos modelos Polo, Virtus e T-Cross, que já atendem às mais recentes exigências do orgão. Dentro da planta de São Bernardo do Campo (SP), há desde 1971 um laboratório de segurança veicular, modernizado com o passar dos anos e hoje com estrutura completa, para fazer desde simulações virtuais até testes de impacto definitivos - como vimos ao vivo com um T-Cross.

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Em uma ação até então inédita, a marca alemã abriu este laboratório para a imprensa. Não sem antes uma palestra sobre estrutura, itens de segurança (ativa e passiva) e alguns "segredos" com Antônio Carnielli Jr., Gerente Executivo de carroceria e segurança. Segundo ele, o Brasil caminha para uma efetiva evolução em segurança principalmente pelas novas exigências do Latin NCAP a partir de 2020, e também pelo regime Rota 2030.

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Antes de o carro físico passar pelo primeiro teste, cerca de 25 mil horas de simulações acontecem. Alinhados com as equipes de design e desenvolvimento, dados são inseridos em computadores de alta capacidade para gerar um modelo virtual que, segundo Carnielli, têm entre 90 e 95% de veracidade com o carro real quando comparados os resultados e filmagens. Até mesmo para onde o combustível do tanque vai no momento da batida é possível prever virtualmente, evitando assim vazamentos e incêndios. As simulações também atendem setores de aerodinâmica, iluminação e diversos outros, não apenas segurança.

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Existe também a preocupação com os pedestres (segundo a VW, uma das próximas exigências do Latin NCAP). A análise de materiais e posicionamento de peças da dianteira do veículo e até mesmo de partes do cofre do motor existe para machucar o mínimo possível o pedestre atingido em um atropelamento. Peças com sensores e formatos diferentes simulam pernas (inclusive ligamentos) e cabeça e, sem dó, são arremessadas contra o carro virtualmente e fisicamente.

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Feitos para não machucar os ocupantes, airbags e cintos de segurança também passam por testes e ajustes para não ter o efeito contrário. Mas para não "estragar" um carro completo toda vez que for testar estes componentes, uma carroceria reforçada é arremessada por um "canhão" de ar, simulando a desaceleração em caso de impacto. Os itens também são testados em um laboratório com cabines aquecidas e refrigeradas para atestar o correto funcionamento em qualquer ambiente.

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Depois de todas estas etapas, hora de colocar tudo em prática. Os famosos Dummies (aqueles bonecos que simulam os passageiros) também evoluíram com o tempo. Eles existem de diversos tamanhos e pesos, atendendo especificações físicas da população, e estão lotados de sensores e acelerômetros para simular lesões e observar, seguindo normas médicas, até onde o corpo humano está protegido em um impacto.

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O melhor ficou para o fim. A marca mostrou um crash test com o T-Cross ao vivo, no padrão offset 40, que atinge 40% da dianteira contra uma barreira fixa deformável a 64 km/h. A legislação exige testes de impacto frontal total a 56 km/h em barreira deformável e em fixa a 50 km/h e traseiro deformável a 32 km/h. O protocolo do Latin NCAP atual faz o impacto frontal deformável a 64 km/h, lateral a 50 km/h e poste a 29 km/h.

O vídeo você vê acima e, apesar da força, barulho e partes voando por todo lado, os Dummies passam bem e as portas abrem e fecham sem qualquer dificuldade, facilitando o resgate dos ocupantes. Toda a simulação e estudos resultaram em um dos carros cinco estrelas do país, inclusive com sistemas como frenagem pós-colisão, seis airbags e controles de tração e estabilidade. E assim nasce, cerca de dois a três anos antes de ser lançado, um carro 5 estrelas em segurança.

Fotos: divulgação e Motor1.com
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