04092019
Porsche Taycan 2020 estreia como super sedã elétrico de até 761 cv
Versão mais potente faz 0 a 100 km/h em impressionantes 2,8 segundos
A Porsche inaugura uma nova era. Referência em esportividade e dinâmica, a fabricante alemã trabalhou numa verdadeira missão, batizada de Mission E, para criar um super sedã 100% elétrico que hoje nasce ao mundo como uma nova referência: o novo Porsche Taycan chegou.
Seu estilo começou a ser revelado tempos atrás pelo Mission E Concept. O visual mantém os traços da atual linhagem da montadora, especial o novo Panamera. Com quatro portas, oferece espaço e conforto para quatro ocupantes, mas isso é o que menos importa neste novo capítulo da história da Porsche.
O que interessa mesmo é a avançada tecnologia que combina a propulsão elétrica ao desempenho digno de um Porsche. O novo Taycan chega ao mundo em duas versões, Turbo e Turbo S, a partir do ano que vem nos principais mercados, inclusive no Brasil.
O conjunto propulsor é formado por dois motores elétricos de alto rendimento que entregam como potência combinada de 625 cv. No entanto, é possível extrair mais do super sedã elétrico. Ao ativar o Overboost, a potência da versão Turbo é elevada para 680 cv, enquanto no Turbo S os números saltam para 761 cv. O torque é de 86,6 kgfm no primeiro caso e de brutais 107,1 kgfm de força no segundo.
Isso significa que o legado da Porsche está mantido em seu primeiro veículo 100% elétrico de produção. Segundo a fabricante, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,2 segundos no Turbo e impressionantes 2,8 segundos no Turbo S. Mesmo antes de estrear, o elétrico já foi para o lendário circuito de Nürburgring Nordschleiffe e bateu o recorde para veículos EV, completando uma volta em 7 minutos e 42 segundos.
Para ficar mais evidente o quão poderoso é este conjunto, vamos falar de 0 a 200 km/h. São preciso 10,6 segundos para atingir essa velocidade na versão Turbo e 9,8 segundos na Turbo S. Isso mesmo, menos de 10 segundos para chegar a 200 km/h. Nas duas versões a velocidade máxima é limitada em 260 km/h.
Para dar conta do conjunto, os freios são generosos. No Turbo S, os frontais têm diâmetro de 420 mm e nada menos que 10 pinças de bombeamento, enquanto na parte traseira os discos são de 410 mm com 4 pinças de bombeamento.
O conforto também é palavra de ordem no Taycan. Por isso, a Porsche explica que todo o sistema de suspensão foi herdado do Panamera, incluindo a configuração pneumática de três câmaras com quatro níveis de rigidez. O seu sistema de gerenciamento eletrônico da suspensão rebaixa automaticamente o carro em 12 mm em velocidades superiores a 100 km/h. Se os modos de condução Eco, Sport ou Sport Plus estiverem ativados, a redução na altura é ainda maior: 20 mm.
Por falar em modos de direção, além do Eco, Sport e Sport Plus, o novo modo Range também está disponível. Criado para otimizar o consumo de energia, o modo melhora a eficiência do carro, fazendo apenas o motor dianteiro funcionar.
Por sua vez, as baterias de íon de lítio são posicionadas abaixo no assoalho, oferecendo distribuição de peso ideal para um bom comportamento dinâmico. Possui capacidade de 93 kWh e, nas duas versões, é composta por 33 módulos e 396 células. Dados oficiais indicam que consumo médio do modelo Turbo é de 26,0 kWh/100 km com autonomia de 450 km, enquanto no Turbo S a média é de 26,9 kWh/100 km, com autonomia de 412 km. O peso do conjunto é de 2.295 kg.
Quanto ao carregamento, as duas versões usam uma arquitetura elétrica de 800 volts, que permite uma taxa máxima de carga de 270 quilowatts. Na prática, é rápido o suficiente para levar a bateria de 5% a 80% em apenas 22,5 minutos ou ainda carregar o suficiente para rodar 100 km em apenas 5 minutos. Em um tomada comum, porém, a bateria demora de 6 a 8 horas para chegar aos 100%.
Ficha Técnica
Taycan Turbo | Taycan Turbo S | |
Potência | 625 cv (680 cv com Overboost) | 625 cv (761 cv com Overboost) |
Torque | 86,6 kgfm | 107,1 kgfm |
0-100 (com Launch Control) | 3,2 segundos | 2,8 segundos |
0-200 (com Launch Control) | 10,6 segundos | 9,8 segundos |
Velocidade máxima | 260 km/h | 260 km/h |
Autonomia (WLTP) | 450 quilômetros | 412 quilômetros |
Tempo de Recarga (Mínimo) | 22,5 Minutos | 22,5 Minutos |
Preço | US$ 153.310 (R$ 635,3 mil) | US$ 187.610 (R$ 777,4 mil) |
Fotos: Divulgação e Fábio Trindade
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