27122019
TOGG é primeira fabricante de carros da Turquia; e ela quer ser global
Serão cinco modelos com a mesma plataforma, começando com um SUV médio
A Turquia pode se gabar de ter algo que o Brasil não tem: uma fabricante automotiva 100% nacional. A Türkiye’nin Otomobili Girişim Grubu (TOGG) foi criada para transformar a indústria do país e com planos de ser uma marca global, apresentado dois conceitos em um evento realizado nesta sexta-feira (27). A marca começará as operações com um SUV médio e um sedã, ambos totalmente elétricos, e o Motor1.com estava lá para conferir a apresentação.
O lançamento da TOGG será com um SUV médio, previsto para 2022 e que nasceu como um veículo totalmente elétrico. A fabricante promete que será um carro inteligente com um entre-eixos longo, interior espaçoso, baixo custo de manutenção e a melhor aceleração para o seu segmento.
Todo o carro foi feito pelos engenheiros e designers da TOGG, usando propriedades intelectuais da empresa, ao invés de fazer um acordo com outra fabricante para usar sua tecnologia. Os artistas criaram o visual dos carros em parceria com a Pininfarina, usando como base o gosto dos consumidores turcos, mas sem esquecer que é uma empresa que quer conquistar clientes em outros países.
Além de ser feito para o mercado turco, o design também foi inspirado pela cultura do país. A tulipa, que tem raízes fortes na cultura da Anatólia, foi a inspiração. Os designers fizeram uma interpretação da tulipa na grade frontal e nas rodas, para dar uma assinatura diferente para o carro além de destacar a conexão com a herança cultura da Turquia.
A central multimídia com tela larga enfatiza as tecnologias do carro. Combinado ao painel de instrumentos digital, as telas ajudam a deixar o veículo com um visual futurista. O console central foi um dos pontos mais importantes no desenvolvimento. Ele lembra o cockpit de um avião e, além de ter o freio de estacionamento eletrônico e a alavanca de câmbio, ele também serve como apoio de braço enquanto o motorista mexe na central multimídia.
Um dos pontos que foram levados em conta na hora de desenhar o carro é que fosse o mais minimalista possível quanto a ter botões, reduzindo ao máximo a quantidade de controles físicos. A maioria das funções podem ser acessadas pelas telas e com a ajuda de comandos por voz.
Os clientes terão duas opções de baterias para o carro, a primeira com uma autonomia de aproximadamente 300 km, enquanto a segunda chega a 500 km. Isso permitirá que os compradores escolham o modelo de acordo com sua necessidade e sem pagar mais por isso. Na hora de recarregar, a TOGG promete que é possível alcançar 80% de carga em menos de 30 minutos e ainda terá 8 anos de garantia.
Também terá duas opções de motorização. A mais básica tem apenas uma unidade elétrica posicionada no eixo traseiro (e com tração traseira), oferecendo 200 cv, enquanto a variante mais cara adiciona um motor no eixo dianteiro, com uma potência combinada de 400 cv nas quatro rodas. O sistema de tração integral foi desenvolvido para ajudar nas condições climáticas mais rigorosas.
Promete ter um bom desempenho durante uma tocada esportiva. A TOGG diz que o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos na versão de 200 cv, reduzindo este tempo para 4,8 segundos na variante de 400 cv. Ainda recebeu suspensão independente do tipo MacPherson na frente, enquanto a traseira é multilink.
O crossover ainda terá controle de cruzeiro adaptativo, capaz de seguir o trânsito. A empresa espera que sirva de base para o desenvolvimento de um sistema autônomo para os futuros carros da TOGG, através de atualizações feitas online.
Embora tenha planos de ser uma marca global, a TOGG não deu nenhum cronograma de quando começará a vender seus carros fora da Turquia. Como o SUV, ainda sem nome, será lançado somente em 2022 no país, os carros da empresa só devem aparecer em outros países na Europa por volta de 2025.
Comentários
Nenhum comentário
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos